Pesquisar

Gastronomia & Food Service

Tipos de facas e suas utilidades

Um dos utensílios mais valorizados e utilizados pelos chefs são as facas. Elas participam do preparo de praticamente qualquer receita e facilitam o dia a dia na cozinha. Hoje em dia existe uma variedade delas, cada uma específica para uma função. Por isso, nesse post explicamos a funcionalidade dos modelos mais usados.

Santoku

A Santoku foi originalmente criada no Japão. É uma faca de uso geral, assim como a faca do chef. Seu nome significa “três virtudes”, devido as três funções que ela desempenha melhor: cortar, picar e fatiar. Uma vantagem desse modelo é que o material é mais duro, por isso não precisa ser afiada com tanta frequência quanto as outras. É possível encontrar essa faca tanto no design ocidental quando no original oriental.

Faca para legumes

É uma faca de tamanho menor justamente para facilitar o corte e o processo de descascar legumes e também frutas. Entretanto também servem para tornear, dispensando a compra de uma faca somente para essa finalidade. Além disso, é ideal para trabalhos que exigem mais precisão, como cortar enfeites.

Cutelo

Esse modelo requer mais habilidade e muita cautela, já que é capaz de cortar grandes peças de carne e, inclusive, ossos. O cutelo é bastante utilizado em açougues e estabelecimentos que lidam com peças maiores de carne. Existem alguns modelos para diferentes funções:

Cutelo leve

Costuma ser um pouco menor do que os outros e sua utilidade principal é lidar com alimentos mais leves como folhagens, vegetais e alguns tipos de queijo.

Cutelo de peso médio

O cutelo de peso médio é usado para moer temperos, algumas peças de carnes e queijos mais densos.

Cutelo pesado

Já o cutelo pesado é destinado ao corte de peças grandes e pesadas de carne, além de cortar ossos.

Serrilhada

Também conhecida como “faca de pão”, a faca serrilhada permite cortar pães sem amassá-los. São bastante duráveis e não precisam ser afiadas. Também podem ser usada para cortar frutos como tomates e pêssegos.

Mezzaluna

É uma faca com um formato bem diferente, com dois cabos e em formato de lua crescente. Sua função geralmente é picar vegetais e ervas. Existem também modelos dessa faca com duas lâminas, para mais eficiência nos cortes. Seu nome é de origem italiana e significa “meia lua”.

Faca do chef

A faca do chef é uma das mais comuns de se encontrar em uma cozinha, isso porque é de uso geral. É um utensílio fácil de usar, já que sua lâmina desliza facilmente. Possui de 15 a 30 centímetros e sua ponta é levemente curvada. É essencial em qualquer cozinha profissional e, muito útil inclusive, em cozinhas domésticas também.

Faca para desossar e filetar

Sua forma é mais fina e bem pontuda, o que possibilita separar a carne dos ossos com muito mais facilidade. Sua leve curvatura é ideal para dar mais precisão aos cortes. Ajuda muito no preparo de peixes.

Limpeza e conservação

Assim como qualquer outro utensílio, as facas precisam ser muito bem lavadas após cada utilização. Nunca use suas facas para cortar nada que não sejam alimentos e sempre as mantenha muito bem afiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *