Pesquisar

Gastronomia & Food Service

Salada prática para o dia a dia

Todo bom restaurante, seja qual for o estilo, busca atender a todo tipo de clientes. Por esse motivo é tão importante ter, pelo menos, uma opção simples de salada no menu ou no buffet. Existem inúmeras receitas de saladas variadas e nesse post falaremos sobre ingredientes muito versáteis que permitem montar mais de um tipo de salada.

Alface

A alface é quase que obrigatória nos restaurantes, pois é uma das folhagens mais consumidas. É possível também variar entre os tipos de alface. Ela se harmoniza bem com outras folhagem e legumes, mas na maioria das vezes é servida com tomates.

Tomate

Uma das frutas mais consumidas entre os brasileiros. Como mencionado anteriormente, é comumente servido com alface, mas também combina muito com outros legumes. Pode ser fatiado, picado ou servido em rodelas. É um alimento muito versátil e nutritivo.

Beterraba

Além de dar uma cor especial na estética do prato, a beterraba é rica em vitaminas. Não precisa ser cozida e também pode ser cortada de inúmeras formas. É ideal para saladas mais refrescantes, servidas no verão. É um legume que proporciona a sensação de saciedade, por isso é recomendado come-la antes do prato principal.

Cenoura

Já a cenoura é usada tanto em receitas doces, quanto salgadas. Na salada é muito encontrada em forma ralada. Também pode ser servida cozida e em rodelas, além de picada e misturada com folhagens e outros legumes.

Repolho

Se você busca um prato com textura crocante, o repolho cru é o recomendado. Porém também é muito popular refogado na manteiga ou no azeite. Seus tons roxos também dão uma cor especial para o visual do prato.

Como fazer

Para preparar uma salada com todos esses ingredientes, primeiro é preciso se certificar de selecionar bons alimentos. Depois disso eles precisam ser higienizados para que fiquem prontos para os cortes. Com o auxílio de uma faca, corte o repolho ao meio, isso irá facilitar na hora de fatiá-lo. Ajuste o tamanho do corte do mandolin, prenda uma das metades no apoio do mandolin e então mova o repolho para frente e para trás. As fatias sairão homogêneas e usar esse utensílio te poupará muito mais tempo.

Repita esse processo com os demais alimentos, mudando o corte do mandolin, caso queira. E para finalizar, basta dispor os alimentos cortados em um recipiente ou no buffet de saladas. Você também pode usar esse processo para preparar o seu mise en place. É uma receita bem simples e fácil para usar no dia a dia e, assim agilizar o trabalho na cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *