Relativamente nova no mercado brasileiro, a chapa de vitrocerâmica vem ganhando espaço nas cozinhas profissionais e domésticas. Isso se deve a sua tecnologia que proporciona mais vantagens se comparada a outros modelos de chapas do mercado.
Vitrocerâmica
Essa tecnologia é desenvolvida a partir da transformação de um estado ainda não-cristalino do vidro para um estado parcialmente cristalizado por meio de um tratamento térmico. Para que essa transformação aconteça é necessário que o vidro seja submetido a altas temperaturas, geralmente entre 500°C a 1000°C.
Durabilidade
Outra vantagem desse material é a alta durabilidade, já que é resistente a choque térmico e não trinca. A superfície desse tipo de chapa é extremamente lisa e sem porosidades, o que evita a corrosão. Além disso, ela aguenta altas temperaturas.
Aquece mais rápido
O aquecimento da vitrocerâmica também é muito mais rápido do que as chapas para lanches de aço inox. Enquanto as comuns levam em torno de 30 minutos para estarem prontas para uso, as de vitrocerâmica aquecem em apenas três. Esse fator é um dos que chamam mais a atenção, já que em uma cozinha profissional o tempo é valioso.
Temperatura Estável
A temperatura da chapa se mantém sempre estável e, mesmo quando o alimento está congelado. Essa característica faz toda a diferença no resultado final dos pratos. Além disso, o equipamento conta com assessórios exclusivos para facilitar ainda mais seu uso. É um equipamento de alta performance que garante a qualidade da sua cozinha e prepara os alimentos com muito mais agilidade.
Por isso essa tecnologia promete avançar ainda mais no mercado das cozinhas industriais. É um equipamento versátil que, apesar de custar um pouco mais, vale o investimento já que entrega muitas vantagens.