Se o seu estabelecimento serve alimentos fritos em grandes quantidades, então você provavelmente precisa de uma fritadeira. Mas existem diferentes modelos no mercado e alguns são específicos para cada tipo de alimento. Antes de qualquer coisa, é preciso definir alguns pontos: o tipo de alimento que será servido, se haverá mais de um tipo de alimento e se um vai interferir na cocção do outro, a quantidade de alimento frito ao mesmo tempo. Neste post esclarecemos quais são e para o que servem esses equipamentos.
Modelos de bancada
Os modelos de bancada costumam ser mais compactos e são ótimos para bares e lanchonetes. Podem variar entre 5 e 10 litros, dependo do fabricante. Também são bons para foodtrucks, entretanto é preciso verificar se a fritadeira funciona a gás ou a eletricidade, já que esse tipo de empreendimento nem sempre conta com energia elétrica.
Quantidade de Cubas
A quantidade de cubas é importante para cozinhas que servem porções de diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, um lugar que serve batatas fritas e camarão deve preparar essas duas porções em cubas diferentes, caso o sabor do camarão será transferido para as batatas.
Água e Óleo
Esses modelos de fritadeira é um dos que mais geram dúvidas nas pessoas. Mas na verdade é um sistema bem simples. Elas funcionam com água, óleo e sal, isso porque a água faz com que o óleo renda mais, já que os resíduos de outras frituras caem na água e deixam o óleo limpo. Assim se você fritar diferentes tipos de alimentos na mesma fritadeira, o sabor são passa de um para o outro. E como o óleo rende mais, gera mais economia e é ecologicamente correto. A água não entra em contato com a resistência, por tanto não aquece.
Tachos
Já os tachos são mais indicados para pastelarias, já que seu formato arredondado contribui para um melhor aproveitamento na hora da fritura dos pastéis. São muito usados em grandes pastelarias e em barraquinhas de pastel de feira. Em alguns casos ele também é utilizado por pessoas que vendem batatas fritas. Alguns tamanhos têm capacidade para até 14 litros de óleo. Os tamanhos menores, inclusive, podem até ser usados na cozinha de casa, para quem gosta muito de cozinhar ou para quem vende comida.
Segurança
Fritadeiras necessitam de muito cuidado para serem usadas, por isso é preciso se atentar a alguns pontos. O primeiro deles é que esses equipamentos geralmente são fabricados em aço inoxidável, isso significa que transmitem calor muito facilmente. Por este motivo o corpo inteiro do equipamento costuma ficar muito quente quando está em funcionamento, é preciso tomar muito cuidado para não se queimar ao encostar por acidente no aço quente.
Os modelos com timer e controle de temperatura tendem a ser mais seguros também. Além disso, o cesto de fritura precisa ter uma punhadura ergonômica ou um pegador feito de um material isolante do calor. Cada equipamento vem com um manual e com instruções e alertas de segurança, é imprescindível que, ao adquirir qualquer produto, o comprador consulte esse manual.
Seja qual modelo você decidir escolher, as fritadeiras são sempre uma ótima ajuda na cozinha. Analisando os fatores listados acima você conseguirá encontrar o equipamento ideal para o seu tipo de negócio.