O pastel está entre os alimentos mais consumidos de São Paulo. Isso porque é fácil de comer e tem vários sabores para agradar a todos os gostos. O mais famoso é o pastel de feira, encontrado em todos os cantos da cidade. Mas também existem grandes pastelarias, que proporcionam um ambiente mais confortável para quem está em busca de uma refeição mais tranquila e saborosa.
Todo cozinheiro necessita de alguns equipamentos básico para trabalhar de forma mais eficiente, mesmo que ao ar livre, como é o caso das feiras. Para se produzir uma grande quantidade de pastéis de qualidade é necessário o auxilio de alguns equipamentos. Nesse post você encontrará os itens mais básicos, porém essenciais para produzir pastéis em grandes quantidades e investir em um negócio lucrativo.
Carretilha
A carretilha nada mais é do que a ferramenta usada para tirar e selar a borda da massa do pastel depois de recheá-lo. É ela que dá às bordas do pastel aquela aparência tão familiar e que, em casa, usamos o garfo para fazer. É um utensílio muito útil até mesmo para se ter em casa se você gosta de cozinhar usando massas.
Escumadeira
Já a escumadeira é um utensílio em formato de uma colher grande de metal toda vazada. Ela serve para retirar e movimentar o pastel no óleo. Sua estrutura de metal vazado é para que o excesso de óleo caia do alimento depois de pronto. Com certeza se você já comeu pastel de feira e pôde observar ele sendo feito, já viu uma escumadeira em ação.
Rolo
Outro item que pode ser útil na cozinha para muitas receitas é o rolo de massa. No caso do pastel ele é necessário para abrir a massa para que ela possa ser recheada. Você também pode usá-lo para abrir massas de tortas e de macarrão. Existem rolos feitos de madeira, vidro, polietileno, aço e até de mármore. Porém o mais indicado para o uso em massa de pastel é o de polietileno.
Fritadeira
Uma das coisas mais importantes para o pasteleiro é contar com uma boa fritadeira. Hoje em dia é possível encontrar ótimos preços no mercado e é um bom investimento para quem deseja se aventurar no ramo alimentício. Ainda é possível encontrar o modelo elétrico ou também a gás. Seja para uma pastelaria grande ou para uma barraquinha de feira, a fritadeira é essencial para a produção desse tipo de comida.
Badeja escorredora
O papel da bandeja escorredora é reservar os pastéis prontos enquanto o óleo escorre para o fundo. Geralmente quando a demanda de pedidos é grande, o cozinheiro vai fritando os pastéis e dispondo eles na badeja depois de prontos, em seguida são entregues ao cliente.
Esse tipo de bandeja geralmente é feita de aço e possui uma grade acima do fundo, para que os pastéis fiquem mais acima e o excesso de óleo abaixo, no fundo. Não é um utensílio difícil de achar no mercado e os preços também não são altos.