O churrasco é uma das formas mais antigas de cozinhar comida na história da humanidade. O homem modernizou suas ferramentas de cocção e chegamos aos equipamentos de hoje. Como é o exemplo do char broiler, que prepara as carnes dando o mesmo sabor que as churrasqueiras, porém sem fazer fumaça e sem depender do carvão.
Mas para obter uma carne saborosa é necessário entender como essa ferramenta funciona. Primeiramente é preciso ter uma fonte de gás, seja ele do botijão ou encanado. A vantagem de usar gás e não carvão é a ausência de fumaça e um controle melhor sobre a temperatura do fogo. Além disso, o gás não polui tanto o meio ambiente.
Cocção
Para ligar o char broiler é importante acender todos os queimadores ao mesmo tempo, evitando assim vazamentos. Basta puxar a gaveta dos queimadores, empurrar e girar os registros de gás e depois de acender os queimadores empurre a gaveta de volta para dentro.
Sempre antes de utilizá-lo é necessário acender os queimadores e deixar as grelhas aquecendo por 30 minutos, até que chegue na temperatura ideia para cocção. Uma dica para grelhar as carnes mais depressa é usar um compressor de ferro fundido em cima da carne.
Mais textura, menos colesterol
Outra vantagem do char broiler na preparação das carnes é que não é necessária a utilização de nenhum tipo de óleo, já que o alimento está sendo grelhado. Por este motivo, as carnes não têm muita gordura e colesterol.
As chamas que o equipamento produz também proporcionam às carnes uma suculência e textura macia. É o mesmo processo das churrasqueiras comuns, entretanto sem fazer tanta sujeira e fumaça.